Haras Capibaribe: Uma Jornada de Paixão e Excelência na Criação do Cavalo Campolina

História

Não obstante tenha sido criado com a denominação de Haras Preto & Pampa, prestigiando-se às pelagens exóticas, o projeto já visava ao que se tem de melhor na raça CAMPOLINA: a excelência de sua marcha.

A produção inicial estimulou uma inclinação pelo Campolina de perfil moderno, com estrutura corporal forte, acompanhada, sempre, de andamento excepcional.

Desta concepção para os resultados nas pistas foi um passo. Apesar da consolidação nacional do Haras Preto e Pampa, em 2014 nova mudança foi implementada na nossa criação, acompanhada de forma contígua com a fusão quase integral com o Haras Lagoa da Chave.

O andamento marchado já se destacava, de forma irremediável, sobre qualquer outra forma de ver o cavalo campolina. A função do cavalo de sela era o que nos gratificava e guiava nossa criação. A denominação inicial que enaltecia as pelagens, já não traduzia o sentimento, tampouco refletia o que estávamos focando. Daí a necessidade da mudança do nome: guiados pelo rio que corta o Estado de Pernambuco, surgiu o Haras Capibaribe.

Com a chegada dos Leilões Santa Marcha a partir de 2019, fruto da união comercial entre o Haras Capibaribe e o Haras da Marcha, nova parceria veio à tona, desta feita unindo nas exposições da raça campolina esses dois criatórios, formando o Condomínio Santa Marcha.

O Condomínio Santa Marcha, criado em 2021, passou a ostentar invariavelmente as primeiras colocações nos rankings oficiais da raça campolina.

Criação e Seleção de Cavalos de Excelência

A ideia de compor forma e função nos motivou, rumo a um novo tempo, quando A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma”, tomando por empréstimo o vanguardismo de Henrik Ibsem.

O Haras se modernizou, buscando uma assessoria especializada em cavalos marchadores. Investimentos foram realizados em mão obra especializada, instalações físicas e na aquisição de animais com sangue dos exímios marchadores.

Apostas foram feitas na aptidão genética do cavalo de sela, na boa nutrição, no manejo sanitário adequado e no treinamento de alta performance.

O trabalho de seleção Capibaribe busca um campolina com uma adequada conformação corporal, equilíbrio dinâmico, aliado à função do cavalo de sela, típico do andamento marchado.

Os campolinas atletas do haras seguem padrões sustentáveis de manejo, obedecendo a fisiologia, com alimentação e suplementação adequada em cada fase da sua vida esportiva.

Os exercícios físicos são específicos e individualizados para cada atleta, e a doma  utilizada segue um modelo racional, na qual se busca, desde os primeiros passos, a conquista da confiança do animal.

Os protocolos de treinamento Capibaribe sempre contribuem para otimizar o desempenho do movimento e do diagrama marchado, com a manutenção da integridade física dos seus atletas. O campolina Capibaribe possui alta capacidade de adaptação ao treinamento, com aptidões de sela intrínsecas de uma genética selecionada há anos.

O que é proposto aos marchadores Capibaribe é uma atividade esportiva recompensadora, para que se sintam motivados a trabalhar, usando sempre a filosofia do comportamento do eqüino.

O trabalho do Haras Capibaribe tem foco na formação do cavalo campolina moderno, fornecendo aos seus clientes um animal extremamente competitivo em exposições oficiais da raça, o qual, acima de tudo, garanta o prazer de uma excepcional montaria.

Nossa Missão

Hoje o Haras Capibaribe e o Condomínio Santa Marcha têm uma história sedimentada em bases sólidas, porém com a convicção de que a cada novo dia temos como missão renovar para crescer, investir para melhorar.

Buscando sempre o equilíbrio entre a tradição e a inovação, trabalhamos para fornecer aos nossos clientes um animal extremamente competitivo, campeões nas exposições oficiais da raça, mas que, acima de tudo,  garanta o prazer de uma excepcional montaria. Como diz o nosso hino “ quem for distante vai encontrar, adiante a iluminar, um cavalo que define a beleza e o prazer que se tem em montar”.